8 de ago. de 2012

Fifa 13: Wii U quer reinventar o modo como jogamos futebol no video game


O Wii U e o seu controle em forma de tablet vêm chamando a atenção do mundo. É fácil imaginar o que o controle pode fazer por títulos únicos e exclusivos, já que, sendo inéditos, é possível desenhar todo o conteúdo dos games desde o início para o equipamento.
Mas e os jogos multiplataforma, como a série FIFA, por exemplo? A dúvida que fica é se o controle-tablet na Nintendo chega a ser um diferencial importante na hora das partidas. De acordo com os produtores, FIFA 13 deve chamar a atenção no Wii U justamente por causa da segunda tela, que deverá oferecer diferentes alternativas de auxílio.
Img_normal
Durante uma cobrança de falta, a tela auxiliar pode mostrar uma segunda visão do campo, possibilitando que o jogador veja a situação de jogo de diferentes ângulos, inclusive em primeira pessoa.
O controle também permite que o jogador assuma o papel do técnico. Enquanto até quatro jogadores utilizam os controles normais para jogar, um fica incumbido de gerenciar o time e as estratégias durante a partida.
Uma segunda tela: vantagem ou desvantagem na hora de marcar os gols?
O simples fato de poder utilizar uma segunda tela na hora das partidas diferencia completamente o jogo de suas versões para os outros consoles. A possibilidade de mudar a estratégia com apenas alguns toques na tela, a perfeição nos toques de bola e a “janela” que o controle vira ao ser posicionado para o televisor, mostrando uma visão de 360 graus do campo, transformam completamente a experiência de FIFA 13. Com um pouco de treino, é possível fazer cobranças de falta perfeitas.
Img_normalEssa versão otimizada de FIFA 13 para o Wii U finalmente vai dar à Nintendo uma chance de competir em pé de igualdade com os concorrentes. Quem sabe até mesmo saindo na frente, graças aos seus recursos exclusivos.
Gerenciamento do time sem paralisar a partida
Talvez a maior vantagem do novo controle não seja exatamente durante a partida. Tudo bem que a possibilidade de acessar uma câmera privilegiada e tocar a bola com precisão cirúrgica durante o jogo é interessante. Porém, quando você assume o papel de técnico é que a coisa fica séria.
O modo técnico permite que você deixe o controle dos jogadores para o computador ou para até quatro amigos. Você, então, abre a tela completa de controle no tablet e assiste ao jogo. É possível mudar as táticas, as estratégias e fazer substituições sem a necessidade de se paralisar a partida: tudo pode ser feito em tempo real. Que tal ver o momento exato em que um jogador ficou cansado ou machucado e precisa ser substituído? Agora isso é possível.
Img_normal
O modo gerenciamento não acaba por aí. Além de assumir o papel do técnico no campo durante os jogos, você pode assumir o controle total da equipe antes e depois. Se você achar que precisa conversar diretamente com o time, aconselhar, elogiar ou até mesmo passar uma bronca, tudo bem. FIFA 13 do Wii U permite que você faça isso.
De pais para filhos
Um grande passo dado pelo Wii foi conquistar um lugar dentro do entretenimento familiar. Se antes era mais difícil colocar os pais jogando com os filhos, o console da Nintendo conseguiu quebrar esse paradigma, reunindo diferentes gerações para participar da mesma brincadeira.
A EA sabe disso; logo, investiu muito no desenvolvimento do modo cooperativo de FIFA 13, estilo esse que era chamado como “modo pai e filho” durante o desenvolvimento do título. O Wii U é um console que veio para continuar o legado do seu antecessor, focando a jogabilidade na diversão casual, mas não deixando de lado os gamers hardcore.
Img_normalDurante as partidas, o pai pode sentir-se estranho aos comandos do controle, por não ter familiaridade com os botões do joystick. Agora, isso mudou. Enquanto o filho — que naturalmente possui mais habilidade com os controles — controla os jogadores, o pai pode se sentar do lado e cuidar da estratégia do time.
Gol contra da Nintendo: apenas um tablet de cada vez
Enquanto uma segunda tela pode garantir muito mais controle do time durante as partidas, isso funciona apenas para um jogador, já que a própria Nintendo admitiu que apenas uma pessoa (pelo menos por enquanto) de cada vez pode utilizar o tablet durante os jogos.
Isso acaba um pouco com a diversão das partidas entre amigos. Imagine que você vai enfrentar um amigo. Aquele que estiver utilizando o tablet certamente já estará saindo em vantagem contra o segundo jogador.
Img_normal
De qualquer maneira, as novidades parecem muito promissoras. Seja você um jogador mais casual que gosta de jogar uma partida de FIFA com os amigos no final de semana ou um estrategista fanático que prefere gerenciar cada detalhe do time, o Wii U veio para mudar o jeito como encaramos os jogos de futebol nos video games.
Vamos torcer para que essas mudanças sejam para melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário