20 de ago. de 2012

Em entrevista, produtor de PES 2013 elogia sistema de loading de FIFA Soccer

Às vésperas do lançamento de PES 2013, o DiegoGomes entrevistou Kei Masuda, produtor da franquia de futebol da Konami. Masuda contou as novidade  da versão 2013, sobre o carinho dos fãs brasileiros com a franquia e ainda comentou sobre o jogo rival: Fifa Soccer. Confira: 

Kei Masuda, produtor de PES 2013, comenta as novidades da nova versão 

imagem

Entrevistador: Qual o grande atrativo de PES 2013? 

Kei Masuda: Na verdade são três grandes atrativos nesta nova versão. A primeira é o Full Control, que foi desenvolvido para que o jogador possa controlar livremente a bola. Com isso, não há mais a sensação de que ela está "grudada" nos pés dos atletas. Esse controle total também é referente à possibilidade dos chutes e passes manuais, facilitando jogadas como o "um-dois". 

O ProActive AI nós implementamos do zero. Ajustamos a velocidade do jogo para que fique bem parecida com a movimentação de uma partida real. A partir daí, os seus companheiros irão reagir de acordo com a sua jogada, como por exemplo para abrir espaço e dar opções de passe. Nesse momento a velocidade deles será alterada para que fique de acordo com o tempo da bola. 

E o Player ID é a caracterização de alguns jogadores. Os movimentos também serão bem parecidos com os da vida real. Por exemplo, os jogadores mais habilidosos terão essa caracteristica dentro do campo e todos irão perceber. 

Essas três características serão fundamentais para que, juntas, possam passar a mais profunda essência do futebol em um videogame. E não só elas, mas também as animações e outros recursos adicionados nessa nova versão. 

Os jogadores de PES 2013 são desenvolvidos com suas principais habilidades (Foto: Reprodução) 

imagem

Entrevistador: Como é feito o processo de desenvolver os atributos de cada jogador?

Entrevistado: Fizemos os jogadores baseados nos principais nomes dos campeonatos europeus, particularmente aqueles que têm recebido o prêmio Bola de Ouro da Fifa. A partir deles, criamos uma base e conseguimos desenvolver as características principais e nivelar os outros jogadores. No Brasil, optamos também pelos premiados como melhores do último Campeonato Brasileiro. Nós examinamos esses jogadores de perto e desenvolvemos atletas com as suas principais características. 

Entrevistador: Muitos jogadores passam por uma fase ruim na carreira, com o desempenho em campo bem abaixo das expectativas. Como vocês lidam com essa má fase de algumas estrelas do futebol? Existe um prazo para que vocês avaliem esse jogador? 

Entrevistado: Nós tentamos balancear a qualidade do jogador com o resultado da sua última temporada. Também vamos trabalhar com as atualizações online ao longo da temporada, com isso, caso o rendimento deste jogador evolua, teremos como atualizar as informações e seus atributos. 

Entrevistador: Vocês pretendem manter o sistema de atualizações, como foi feito com a Copa Libertadores 2012? 

Entrevistado: Sim. Nós pretendemos mantê-lo. 

imagem

As habilidades dos goleiros estão sendo melhoradas em PES 2013 (Foto: PES 2013) 

Entrevistador: Uma das maiores reclamações de PES 2012 é em relação aos goleiros. Dessa vez eles realmente estão mais eficientes? 

Entrevistado: Desde o lançamento de PES 2012, estamos trabalhando nas animações e na inteligência artificial dos goleiros. Uma grande quantidade de movimentos foi adicionada e a inteligência está bem apurada. Vale lembrar que todas as melhorias foram em cima de opiniões dos próprios usuários. Além disso, o que vocês hoje estão vendo na versão demo ainda não é o resultado final. Estamos ansiosos para apresentar a versão completa para os jogadores, pois temos certeza que eles não irão se decepcionar. 

Entrevistador: No Brasil, o PES supera o Fifa no gosto popular. Qual é a grande razão para esta preferência? 

Entrevistado: Eu acho que o sentimento brasileiro em relação ao futebol combina muito com o espírito PES. O futebol japonês foi fortemente influenciado pelo futebol brasileiro, e consequentemente refletiu em PES. 

Entrevistador: Você acha que Fifa carrega muitos elementos baseados em PES? 

Entrevistado: Eu não sei. Mas se eles fizerem isso, então eu acho que devemos nos orgulhar de nós mesmos. 

Entrevistador: Existe algum elemento no Fifa que faz você pensar: "Uau, eles fazem isso muito bem!"? 

Entrevistado: Claro. Especialmente a possibilidade de controlar o jogador durante o carregamento do jogo. Isso contribui muito para treinar as habilidades e ainda entretém os jogadores em um momento "chato" do jogo. 

imagem

Durante os loadings antes da partida, FIFA 12 permite ao jogador treinar suas habilidades (Foto: Reprodução) 

Entrevistador: Sobre os rumores de PES 2014, é verdade que vai haver um futebol de rua? 

Entrevistado:Isso são apenas boatos. Os nossos usuários querem muito um modo de jogo como esse, mas acreditamos que não haverá tempo para ser feito em PES 2014. 

Entrevistador: Muitos jogadores gostariam de colaborar dando sugestões de melhorias para futuras versões do PES. Como eles podem fazer para serem ouvidos? 

Entrevistado: Em primeiro lugar, quero agradecer a todos aqueles que preferem o nosso jogo. Obrigado por seu amor e fidelidade à serie. Nós consideramos as vozes de nossos os usuários como algo muito importate. Sinceramente, queremos ouvir quantos usuários pudermos. Por isso, estamos planejando a realização de questionários para que vocês possam nos das a sua sincera opinião

Nenhum comentário:

Postar um comentário