26 de jul. de 2012

Dicas táticas Fifa 12 (enquanto o 13 não sai)

Fifa 12 é um jogo difícil e de paciência. É preciso muita prática para se tornar um bom jogador. Por ser um jogo de alto nível técnico, exige-se, acima de qualquer outro atributo, concentração do jogador durante as partidas. Um simples deslize pode ser fatal e determinar o resultado final da partida. Assim como outros jogadores, eu tenho dúvidas e dificuldades, e vou atrás de dicas e táticas para melhorar minha performance neste belo jogo. Todos os dias continuam a chover pedidos de tutoriais pelo fórum Uol, bem como internet afora. Então decidi reunir aqui uma compilação contendo uma série de dicas extraídas das mais diversas mídias. Aqui você encontrará trechos retirados de revistas, sites gringos, opiniões de jogadores, etc. 

Vou começar pelo polêmico 'Tactical Defending', que com certeza está deixando muito jogadores com cabelos em pé. Vamos admitir que trata-se de um sistema complexo. Não é qualquer um que vai conseguir fazer uma boa marcação e os que desejam dominar essa técnica não conseguirão do dia para a noite. 'Tem que ter disposição', como já dizia o outro. 

Tactical Defending

1. Seja paciente e cerque (Contain) 

Parece uma dica vaga e lógica, mas muitas pessoas têm pressa e querem roubar a bola o mais rápido possível para sair desesperadamente ao contra-ataque. Talvez isso seja possível jogando contra a CPU na dificuldade 'amateur' ou contra sua irmã de 4 anos que opta por deixar a configuração do controle em 'two-button', mas isso não vai funcionar contra jogadores experientes. Então, não tente (evite) roubar a bola enquanto o oponente estiver no campo dele. Apenas seja paciente e preencha os buracos, criando assim uma barreira defensiva, de modo que não seja possível o avanço dos atacantes adversários. Isso não quer dizer que você TEM que esperar no seu campo e jogar em 'Ultra Defending'. Apenas cerque bastante e fique tranqüilo, pois em determinado momento, se você estiver marcando de forma eficiente, o adversário será forçado a errar um passe ou drible e você terá o domínio da bola. O principal é: mantenha seu time compacto e não deixe lacunas para os jogadores do time adversário. 

Saber se defender não significa que você não possa jogar um futebol envolvente, ou que você seja defensivo demais. 

2. Posicione-se entre o jogador que está com a bola e o atacante do adversário 

Selecione para controlar um jogador que possa dar cobertura ao 2º Defensor (Teammate Contain) e este se encarregará de pressionar o jogador com a bola (apenas para preencher os buracos). Não selecione sempre o jogador que está mais próximo do atacante com a bola. Enquanto você mantiver sua 'barreira defensiva' e não deixar nenhum buraco, o adversário não poderá avançar. Simples assim. Então mantenha a sua defesa compacta, em Fifa 12. 


Obs.: Tomar cuidado quanto ao uso excessivo do 2º Defensor (Teammate Contain) 
Usar o 2º Defensor deixa espaços para os atacantes. Portanto, use essa tática apenas quando você tem um jogador por trás para cobrir o espaço aberto deixado pelo 2º Defensor. 

3. Combater (Tackle) apenas quando for necessário 

Enfrentar/dar combate/dar o bote em Fifa 12, assim como nas versões anteriores, quase não funciona mais. Com o novo sistema de defesa de FIFA 12 você deve calcular muito melhor o tempo e esperar pela oportunidade correta. Essa dica vale, principalmente, para quando o atacante está correndo em direção a sua grande área e em situações 1 contra 1 (mano a mano). A possibilidade de você fazer uma falta na entrada da área ou um pênalti é muito grande, portanto o Tackle deve ser evitado. 

Outra dica: quando o adversário usar dribles (Skill moves), não dar combate ou carrinho, a não ser que seja 100% certo de que você fique com a bola. A melhor maneira de se defender nessas ocasiões é mover seu jogador de modo a posicioná-lo entre o atacante e o gol para diminuir o ângulo de finalização. Então fica novamente a dica de ser paciente e esperar o tempo certo. 

Boas oportunidades para Tackle (dar o bote)

-quando o adversário estiver próximo o suficiente do seu marcador; 
-quando o oponente não for capaz de fazer uma tabela 1-2 (estiver isolado no ataque); 
-quando o oponente não tem espaço necessário para fazer um drible (Skill move). 

4. Selecione o seu jogador com RS (right stick/analógico direito/R3) em vez do Switch Button 

Em Fifa 12 é melhor selecionar seu jogador com o analógico direito em vez do botão de troca automática de jogador. Pressione ou dê um toque no analógico direito na direção do jogador que você quer controlar. IMPORTANTE: com o analógico direito você pode escolher um jogador antes mesmo que seu oponente efetue o passe. Isso permite a você antever/antecipar a jogada e não ficar refém da IA na hora de trocar o jogador. Antecipação é um fundamento do futebol. Exemplo: Quando a bola está na ponta e o oponente pretende passar a bola para o jogador do centro, não esqueça de selecionar o mais rápido possível um defensor do centro para fazer a cobertura. 

Você pode combinar isso com o 2º Defensor (Teammate Contain) para pressionar seu oponente. Agora você pode defender todas as principais jogadas adversárias, além de cobrir o defensor oferecendo mais segurança a sua defesa. 


Sumário:

-Seja paciente e cerque (Contain); 
-Não tente roubar a bola enquanto o oponente estiver no campo dele; 
-Selecione o seu jogador com R3 (analógico direito); 
-Posicione-se entre o jogador que está com a bola e o atacante do adversário; 
-Fique entre o gol e o atacante oponente quando estiver no mano a mano; 
-Não enfrente/dê o bote toda hora. 

Outras dicas: 

-Usar o antigo sistema de marcação (Legacy Defending) em Fifa 12 não é uma boa idéia. Pois em partidas online ranqueadas, Ultimate Team online e Online Clubs você será forçado a usar o novo sistema de marcação, então é bom ir se acostumando, pois esse será o padrão dos jogos daqui pra frente. 

-Formação que utiliza um CDM (exemplo, 4-1-2-1-2) funciona muito bem defensivamente. Os jogadores adversários do meio campo e ataque terão menos espaços, pois ele será o homem encarregado da cobertura. 

-É BEM melhor e mais divertido aprender a controlar o novo sistema de defesa jogando online ou contra amigos em vez de treinar contra a CPU. 


Pessoal, tudo isso que foi explicado não são regras e sim estratégias lógicas e racionais para se montar um bom sistema de marcação. Podem ser seguidas ou descartadas. Para mim serviu. Essa coisa de x+quadrado para marcar é coisa de Winning Eleven 7 e está muito ultrapassado. Há quem goste. Eu não. Eu gosto de realismo e é um fato que esse sistema aproxima o jogo do futebol real. Quem já jogou futebol por pelo menos uma vez na vida sabe que é assim. Quem chega 'seco' na hora de marcar, leva drible. Isso é um fato. Não é a toa que jogadores habilidosos cada vez mais tem feito lindos gols onde driblam a defesa inteira adversária e fazem o gol. Alguém se lembra do gol do NILMAR, jogando pelo Internacional contra o Corinthians, em 10/05/2009, onde ele dribla a zaga inteira e faz um golaço? Então, quem tiver a curiosidade procure por esse vídeo no youtube e veja como se comportam os defensores do Corinthians. Todos, sem exceção, todos tentam dar o bote e nenhum deles cerca. Resultado: todos driblados e gol do Nilmar. 
Neymar e Messi são outros que adoram fazer gols assim. 


Formações Táticas

Como eu já disse, Fifa 12 é um jogo difícil e de paciência. Não pense que você vai resolver a partida nos primeiros 10min e muito menos que já ganhou o jogo enquanto faltam "apenas" 5min. 

Para que fique claro, não existe um esquema tático, formação ou time invencível. Todos eles tem pontos fortes e fracos. Às vezes enfrentamos esquemas táticos que se sobressaem ante o nosso, não deixando espaços para construir nenhum tipo de jogada. É a hora que dá vontade de fazer o controle voar pela janela. 

Algumas vezes é realmente difícil se livrar desse nó tático, seja pela habilidade do adversário, seja pela qualidade do time adversário, ou por qualquer outro motivo. No entanto, algumas vezes uma simples troca de formação pode transformar completamente um jogo. 

Diante dessa breve introdução fornecerei algumas dicas. 

1. Defina qual é o seu estilo de jogo 

Qual é o seu estilo de jogo? Responda isso para você mesmo antes de montar o seu time. Estilo de jogo tem a ver com apersonalidade do jogador, e não com o estilo de jogo que você admira. Você joga bem ofensivamente ou defensivamente? Com posse de bola ou no contra-ataque? Pelo centro ou pelas alas? Passes curtos ou lançamentos? Seu ritmo é cadenciado ou você gosta de explorar a velocidade? E por aí vai. 
Não confunda essas características pessoais de jogo com "futebol bonito ou feio". Times defensivos podem jogar muito mais bonito do que times de toque e posse de bola, que às vezes dão sono. Uma coisa não está ligada com a outra. Futebol envolvente está relacionado com a habilidade de cada um e o momento de jogo, e não com esquema tático ou característica de cada equipe. 


2. Atacante é atacante e zagueiro é zagueiro 

Cada jogador deve ficar em sua devida posição. Uma das vantagens do Fifa é que se você tirar um jogador da sua posição de ofício e colocá-lo em outra ele não renderá absolutamente nada, além do seu Overall diminuir significamente. Muitos aqui devem se lembrar do Winning Eleven 3, do PS1, onde Roberto Carlos era escalado como atacante por causa da velocidade e do seu chute sobrenatural. Pois é, era engraçado, mas esse tipo de formação não funciona aqui. 
A maioria dos jogadores atua em diversas posições e isso facilita o trabalho na hora de escalar o time, porém existem algumas exceções, como por exemplo o atacante Benzema, que atua unicamente como ST (Striker). 


Sabendo da posição do jogador não coloque-o em outras posições, como RW, LW, RF, etc., pois pode ter certeza que ele não terá o mesmo rendimento em campo. Isso pode comprometer o ataque inteiro do seu time durante uma partida. Se o jogador é ST, deve ser escalado como ST. 
Pense comigo: posição Striker significa que seu jogador finaliza bastante. Logo, ele deve jogar próximo à área, pois a sua característica é posicionar-se da melhor forma para receber a bola e efetuar o arremate sempre que possível. Então, não tem como colocar um ST jogando como RW. Pois dessa forma ele vai atuar na extrema direita do campo e lá ele não terá condições de finalizar por diversos fatores, como ângulo, distância, etc., e se você fizer isso estará privando seu bom ST da sua melhor característica. 

Obs.: É possível fazer com que o ST desempenhe o papel de RW, RF, CF em certos momentos do jogo, mesmo estando escalado como ST (veremos mais a frente). Não se preocupe com isso agora. Procure colocar cada jogador dentro da sua posição. No caso de jogadores que atuam nas duas posições, ST e RW, tá tudo certo. Pode colocá-lo em qualquer uma delas. Mas não se esqueça de que todo jogador tem sua posição de ofício
A regra vale para todas as posições. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário